Transposição Córneo-conjuntival

A córnea representa a porção mais externa do bulbo ocular e, devido à sua localização, está frequentemente sujeita a processos lesivos.

A úlcera de córnea, também denominada ceratite ulcerativa, é uma das doenças de maior ocorrência na Medicina Veterinária e pode levar à perda da visão caso não receba o tratamento adequado.

A causa dessa enfermidade é variada e dependendo da gravidade da lesão, apenas a terapia medicamentosa não é suficiente, sendo necessário o tratamento cirúrgico concomitante. Vários são os procedimentos cirúrgicos sugeridos para o tratamento das lesões de córnea, tais como os pedículos conjuntivais, tarsorrafia, recobrimento com a terceira pálpebra, uso de membrana amniótica, adesivos biológicos, ou sintéticos, e transplantes de córnea.

O recobrimento conjuntival consiste na transposição do tecido da conjuntiva adjacente sobre a lesão da córnea e tem como principais objetivos promover a proteção e a cicatrização da ferida. Os recobrimentos conjuntivais se diferenciam em recobrimentos de 360º, 180º, pediculado, em ponte, ou livre.

Publicado por Olhar Animal Oftalmologia Veterinária

A Olhar Animal é uma equipe de Oftalmologistas Veterinários que tem como foco o atendimento de Oftalmologia Veterinária volante, ou seja, nós nos deslocamos até você! Tanto no hospital ou clínica que você já está habituado a levar o seu pet, ou até mesmo em seu domicílio, realizando um atendimento completo e especializado referente a qualquer tipo de alterações oculares. Nosso objetivo é proporcionar atendimentos o mais rápido possível com o maior conforto para você e seu pet com o que há de melhor e mais moderno no diagnóstico em Oftalmologia Veterinária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: